← Voltar ao acervo

Frase de Friedrich Nietzsche sobre Afirmação da Vida

Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém.
Friedrich Nietzsche em Nietzsche's Werke: Unveröffentlichtes aus der Zeit der Fröhlichen Wissenschaft und des Zarathustra. (1881-1886.) 2., völlig neu gestaltete Ausg. - Página 241, Friedrich Wilhelm Nietzsche · C.G. Naumann, 1901
✓ Citação verificada(fonte)
Afirmação da VidaVontade de PoderPerspectivismoCrítica da verdade objetivaTransvaloração dos valores

Contexto

Esta frase, em português, pode ser atribuída a uma tradução livre de um pensamento de Friedrich Nietzsche, embora não seja encontrada literalmente em suas obras em alemão. Ela ecoa ideias presentes em 'A Gaia Ciência' e 'Além do Bem e do Mal', onde o filósofo critica a busca por uma verdade desinteressada ou universal, defendendo que o conhecimento é sempre perspectivo, ligado à vida e aos impulsos vitais. No contexto da filosofia nietzschiana tardia, parte do projeto de transvaloração dos valores envolve a coragem de questionar verdades estabelecidas e afirmar a vida com todas as suas ambiguidades.

Interpretação

Nietzsche não está defendendo um mero pragmatismo utilitarista, mas uma crítica radical ao conceito de verdade como algo objetivo e independente do ser humano. Quando conhecemos o que nos convém, não se trata de senso comum ou conforto egoísta, mas de um conhecimento que brota do que ele chamou de 'vontade de poder' — a necessidade de interpretar o mundo a partir das nossas necessidades existenciais mais profundas, valores que afirmem a vida em sua tragicidade. Para Nietzsche, o 'saber' não é contemplação de essências, mas é forma de criação e de avaliação. Conhecer o que convém é um ato do artista-filósofo, capaz de transformar a própria limpidez de óculos em perspectiva: é a capacidade de fiar sentidos próprios, em vez de nos submetermos a visões mortas herdadas do passado ou projeções metafísicas.

Aplicação Prática

Ao tomar decisões importantes, avaliar se um curso de ação fortalece sua vitalidade e criatividade, em vez de apenas cumprir expectativas externas. Na busca por informação e conhecimento, questionar se estamos priorizando conteúdos que nos tornem mais conscientes e plenos, em vez de verdades simples, conformistas ou que nos enfraquecem. Quando debater perspectivas (sobre arte, religião ou moral), relativizar a pretensão de Verdade única, reconhecendo que cada interpretação serve a projetos vitais distintos e legítimos.

Bibliografia & Referências

A frase aparece com frequência em citações atribuídas a Nietzsche, mas recomenda-se buscar pensamento análogo diretamente em 'A Gaia Ciência', de Friedrich Nietzsche (§290, sobre 'tornar-se quem se é'). Como leitura correlata, sugiro para aprofundamento: 'Introdução a Nietzsche', de Gilles Deleuze (2018).