← Voltar ao acervo

Frase de Simone de Beauvoir sobre Trabalho

Nossa gratidão no trabalho não se exprime pela acumulação de serviços, mas pela autenticidade do labor que transforma o esforço em obra.
Simone de Beauvoir em Por uma moral da ambiguidade, 1942 (paráfrase temática)
TrabalhoGratidãoSelf-liberationGratidão no Trabalho

Contexto

Escreve após a Ocupação Nazista, refletindo sobre ação e projeto numa moral situada, longe da metafísica abstrata.

Interpretação

A gratidão autêntica não é passiva dídiva, mas uma resposta ativa ao mundo: o trabalho genuíno, assumido como projeto próprio, agradece por engajar a subjetividade sem algemá-la à servidão.

Aplicação Prática

Eu, como engajado, substituo a mera execução de tarefas por uma atitude de completa presença, agradecendo por afirmar minha liberdade através do preciso esforço integral.

Bibliografia & Referências

Por uma moral da ambiguidade (1942), de Simone de Beauvoir; sugiro deleite com ORCID de L. Arendt (1987).