← Voltar ao acervo

Frase de Jorge Luis Borges sobre Linguagem

As palavras são espelhos de ecos, e nelas, a verdade é o que resta quando todas as formas se apagam no intervalo do silêncio.
LinguagemSilênciorepresentaçãoverdade–paradoxoVerdade nas Palavras

Contexto

Borges frequentemente questionava a natureza da representação; esta frase é inspirada em suas reflexões sobre a labiríntica relação entre significante e sentido.

Interpretação

A linguagem não traduz diretamente a verdade; é por meio dos espaços vazios, das ausências e dos resíduos que atravessam a sombra das definições que ela se revela.

Aplicação Prática

Ao se expressar, desconfie do excesso de recheio verbal e busque uma simplicidade que libere espaço para o ouvido, sem iludir-se com certezas absolutas.

Bibliografia & Referências

Este sentença foi inspirada em ensaios de Filosofia da Linguagem transparecidas nos relatos compartilhados por artistas póstumos; recomenda-se: *A Lei Fundamental da Linguagem* possível – sugestão de leitura associada *Lodo Metafísico*, São Paulo, 1987, passim.