"Filho, nunca deixe que ninguém impeça você de sonhar, nem se essa pessoa for o seu pai"
A procura da felicidade
A Fernando Pessoa
Álvaro De Campos
Depois de doze minutos
Do seu drama O Marinheiro,
Em que os mais ágeis e astutos
Se sentem com sono e brutos,
E de sentido nem cheiro,
Diz rima das veladoras
Com langorosa magia
De eterno e belo há apenas o sonho.
Por que estamos nós falando ainda?
Ora isso mesmo é que eu ia
Perguntar a essas senhoras...
Álvaro De Campos
a gente sempre acha que é
Ana Cristina Cesar
Fernando Pessoa
Álvaro de Campos
Àlvaro de Campos
A Fernando Pessoa
(Depois de ler seu drama estático "O marinheiro" em "Orfeu I")
Depois de doze minutos
Do seu drama O Marinheiro,
Em que os mais ágeis e astutos
Se sentem com sono e brutos,
E de sentido nem cheiro,
Diz rima das veladoras
Com langorosa magia
De eterno e belo há apenas o sonho.
Por que estamos nós falando ainda?
Ora isso mesmo é que eu ia
Perguntar a essas senhoras...
Encerrando ciclos
Adaptação do texto de Sonia Hurtado traduzido por
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.
Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és.
Fernando Pessoa
eu
por Mauro Gompertz - [email protected]
Tenho me deparado no decorrer da minha vida com muitas críticas e julgamentos, tanto proferidas por mim, como em meu desfavor. Sei que essa atitude não é meu privilégio, já que esse é o padrão de comportamento da humanidade.
Acredito que isso ocorra porque, de certa forma, as pessoas se sintam agredidas com as diferenças de pensamento e atitudes existentes entre os seres humanos. Mas é bom que exista mesmo pensamentos divergentes porque caso contrário, a vida nesse planeta se tornaria aborrecida. Que graça haveria se todos concordassem em tudo? Seria como se existissem vários robozinhos programados apenas para fazerem exatamente as mesmas coisas. Não devemos ter medo das divergências, mas das unanimidades que podem esconder muita repressão. Aliás, já ouvi uma frase dizendo que “toda unanimidade é burra”. Mais do que isso, é muito saudável haver divergências de idéias, de gostos, de atitudes. Imaginem vocês se todo mundo gostasse de ser médico, como ficaria a sociedade, que precisa também de engenheiros, advogados, professores, pedreiros, dentre outros. Isso quer dizer que todos, absolutamente todos, têm suas funções sociais.
Da divergência de pensamentos surge a crítica. Uma palavrinha que quando usada na proporção inadequada pode causar muitos estragos na vida das pessoas. Muitos dizem que existe crítica construtiva e destrutiva. Eu discordo, para mim a crítica jamais é construtiva, porque se assim o fosse, seria um conselho. Bem, de qualquer forma, a crítica tem duas utilidades. A primeira é exatamente para percebermos que existem outros pensamentos além dos nossos. A segunda é notarmos que podemos sempre melhorar o nosso desempenho.
Confesso que nunca agi bem diante de críticas porque sempre achava que estava errado e os outros certos. Hoje, pelo autoconhecimento consigo conviver melhor com isso porque já não me sinto tão culpado pelas minhas imperfeições como em outros tempos.
“De mãos dadas” com a crítica vem o julgamento. E esse é o maior problema, na medida em que podemos ser extremamente duros com as pessoas pelo singelo fato de não concordarmos com as opiniões e atitudes das mesmas. Sempre tive em mente que os criticados de hoje, são os ovacionados de amanhã. Imaginem quantas críticas e julgamentos não receberam Einstein que até a terceira série era tido como um “burro”. Outros que ousaram discordar do pensamento dominante também sofreram as conseqüências de suas posições, tais como Galileu, Gandhi dentre outros, mas que hoje são tidos como pioneiros e revolucionários.
Muitas das críticas vêm exatamente de diferenças culturais. Isso quer dizer que o conceito de certo e errado depende de qual civilização estamos nos referindo. Um exemplo disso é que para a cultura esquimó quando um viajante vem visitá-lo é costume oferecer a esposa para passar a noite com ele. Se o viajante não aceitar essa oferta, o esquimó se sentirá profundamente ofendido. Outro exemplo é o costume oriental de arrotar após a refeição, como sinal de satisfação.
Mas, pior do que julgar os outros é quando nos julgamos e por conta disso nos condenamos a um profundo sofrimento. Aquelas velhas questões que nos assombram sobre o que fizemos ou deixamos de fazer, em nada nos ajudam na construção do futuro. O que passou, passou. Não podemos mudar o passado, mas com certeza, podemos transformar o futuro através do presente. No máximo, podemos utilizar o passado como experiência para não repetirmos os erros. Claro que não é fácil acabar com a culpa, mas precisamos entender que quando erramos, no dizer dos Mestres, é por ignorância, jamais por maldade.
Quero finalizar com uma mensagem sobre o julgamento, canalizada por Maria Silvia Orlovas:
“Quando você julga, você também afasta as pessoas. Quando você olha alguém e acha que este alguém está errado e imediatamente faz críticas, olha o lado negativo, vê as coisas feias que essa pessoa fala, faz, demonstra para você, você está colocando um enorme foco nessa questão.
Quando você olha o erro sabendo que é um erro, mas não se prende ao julgamento, você evolui, você se liberta e você segue o seu caminho, porque não é necessário se envolver em todas as coisas erradas que o mundo lhe mostra. Não lhe compete julgar as pessoas, não lhe compete apontar as falhas dos demais, não lhe compete dizer onde os outros estão errando. Ao contrário, as suas obrigações antes de serem obrigações com a comunidade, são obrigações pessoais.
Esteja em dia com você. Cuide do seu equilíbrio, cuide de gerar paz interior, cuide de se organizar, cuide de limpar a sua casa e os seus arredores, cuide de manter a sua energia e sua vibração em ordem. Você é responsável pelo seu bem estar, pelo equilíbrio do seu organismo, pela sua saúde. Quando algo em você não está bem, naturalmente você sentirá que algo não está bem e é desse algo que você deve cuidar; fisicamente, quando já está no corpo físico, mas mentalmente olhe para você mesmo, veja a natureza dos seus pensamentos e observe onde você está colocando a sua energia, porque o seu pensamento é o produtor do céu e do inferno no seu corpo e na sua vida. Olhe para si mesmo sem se julgar, sem ficar constantemente buscando as falhas e apontando as suas falhas, as falhas dos seus pais, dos seus irmãos, dos seus amigos, as falhas que vocês cometeram consigo mesmos. Vocês são muito cruéis no julgamento e quanto mais cruéis vocês são com o julgamento, mais cruéis vocês são com o mundo, com a vida e se fecham num mundo, num mar de crueldade, de sofrimento e de dor.
A Chama Rubi, a Chama do amor cheio de compaixão está nesse momento sendo derramada, dissolvida, diluída em luz para que todos vocês possam receber junto com a Minha mensagem, junto com Meu amor de Mãe, de irmã, de companheira no mundo espiritual. Eu também envio a vocês a sabedoria da libertação, da liberdade: O não julgamento.
O Homem deve ter o seu intelecto, a sua mente a seu serviço, não algo contrário à sua natureza.
Quando vocês se julgam de forma pesada e se prejudicam, vocês aniquilam a sua força e a possibilidade de ascensão e de libertação.
Trabalhem a sua luz, enxerguem as suas belezas, vejam a sua inteligência como um ponto luminoso com o desejo de crescer, com o desejo de evoluir, com o desejo de aprender com a vida. Isso é altamente positivo e construtivo. Não sejam escravos de suas mentes, não sejam escravos do seu corpo dolorido, não sejam escravos de seus julgamentos. Façam da vida de vocês uma vida de paz e de libertação.
A serviço da Fraternidade Branca e do Raio da compaixão, Eu Sou Mestra Nada.
Estamos no astral do Planeta emanando essa vibração de consciência, emanando essa luz.
Bênçãos e paz”.
Texto revisado por: Cris
Parafraseando Fernando Pessoa, digo que não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! Mesmo que tudo e todos conspirem contra sua felicidade, contra sua alegria e seu sucesso, lembre que Deus estará ao seu lado sempre. Lembre que Deus, em sua infinita sabedoria, te fez com potencial de vencedor. Não haverá nada que não possas superar!!!
dio
Tudo vale a pena se a alma não for pequena. - Fernando Pessoa
.
" Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está aí, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada 'impulso vital'. Pois esse impulso ás vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te surpreenderás pensando algo assim como 'estou contente outra vez'
Caio fernando de abreu
"(...)Daquilo que é óbvio, daquilo que nos faz um tanto bem maior, daquilo que nos faz amadurecer diariamente:
Fernando Anitelli
A capacidade que a gente tem de olhar no olho, de agradecer, de poder dialogar, críticar com sensibilidade, com coragem.
Que a gente saiba valorizar cada momento nosso, porque todo mundo aqui já está automaticamente em extinção;
Só existe um de cada um de nós.
Que a gente saiba cuidar muito disso, por isso, nesse momento, a trupe aqui em baixo se junta com todos vocês e apresenta com muito carinho,vocês:
-Só enquanto eu repirar, vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar..."
"... E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar... Só enquanto eu respirar vou me lembrar de você..."
O Teatro Mágico - Fernando Anitelli
"... tenho uma coisa apertada aqui no meu peito, um sufoco, uma sede, um peso, não me venha com essas história de atraiçoamos-todos-os-nossos-ideais, nunca tive porra de ideal nenhum, só queria era salvar a minha, veja só que coisa mais individualista elitista, capitalista, só queria ser feliz, cara."
Caio Fernando Abreu
"...mas não é ruim a gente ir entrando nos poços dos poços sem fim? a gente não sente medo? a gente sente um pouco de medo mas não dói. a gente não morre? a gente morre um pouco em cada poço..." (nos poços - o ovo apunhalado)
caio fernando abreu
"...você cresceu em mim de um jeito completamente insuspeitado, assim como se você fosse apenas uma semente e eu plantasse você esperando ver uma plantinha qualquer, pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia, no máximo uma roseira, é, não estou sendo agressivo não, esperava de você apenas coisas assim, avenca, samambaia, roseira, mas nunca, em nenhum momento essa coisa enorme que me obrigou a abrir todas as janelas, e depois as portas, e pouco a pouco derrubar todas as paredes e arrancar o telhado para que você crescesse livremente"
Caio Fernando Abreu
"Para uma avenca partindo" em "O Ovo Apunhalado"
"Acho que sou bastante forte para sair de todas as situações em que entrei, embora tenha sido suficientemente fraco para entrar."
Caio Fernando Abreu
"Loucura, eu penso, é sempre um extremo de lucidez. Um limite insuportável."
"Tenho uma vontade besta de voltar, às vezes. Mas é uma vontade semelhante à de não ter crescido"
"E tem o seguinte, meus senhores: não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrario: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda"
"Venha quando quiser, ligue, chame, escreva - tem espaço na casa e no coração, só não se perca de mim"
"Alguma coisa em mim-e pode-se chamar isso de "amadurecimento" ou "encaretamento" ou até mesmo "desilusão" ou "emburrecimento"-simplesmente andou, entendeu?Desisti de achar que o príncipe vai achar o sapatinho(ou sapatão) que perdi nas escadarias.Não sinto mais impulsos amorosos."
Caio Fernando Abreu
"Amor não resiste a tudo, não. Amor é jardim. Amor enche de erva daninha. Amizade também, todas as formas de amor." Caio Fernando Abreu
Caio Fernando Abreu
"A vida inteira que poderia ter sido e que não foi", se Drummond estivesse vivo na época desta história, eu diria que essa frase foi inspirada nela. Existiam dois jovens que se amavam, mas , não me pergunte o porquê, nunca agiram como um casal normal, até mesmo por que não eram um casal normal. Ela, namorava um rapaz com as características dele. Ele, namorava uma garota com as características dela. Embora os dois sentissem um carinho muito grande pelos seus parceiros, só se sentiam felizes quando estavam juntos, pareciam um casal apaixonado, um completava o outro, pelo jeito que se olhavam dava para perceber que havia algo intenso entre eles. Como dizia o pensador,"Sonho com um amor em que duas pessoas compartilham uma paixão de buscar juntos uma verdade mais elevada. Talvez não devesse chamá-lo de amor. Talvez seu nome real seja amizade". Seria esse o caso dos dois? Eles se olhavam, se tocavam, sentiam o prazer de um longo beijo, mesmo sem seus lábios nunca terem se tocado. Minto. Seus lábios se tocaram uma vez, uma única vez, por um breve instante, que para eles, tenho a certeza de que pareceu uma eternidade. Embora existisse vontade, faltava coragem, não por parte dele, mas dela, de que ela tinha medo? De se apaixonar? Mas ela já estava apaixonada. De ser feliz com a pessoa que lhe foi destinada? Infelizmente eu nunca saberei, pois a única pessoa que poderia me contar era ela, mas agora é tarde, ela não está mais aqui, nem ele, pois quando recebeu a notícia foi atrás dela. Quem sabe na próxima vida tudo de certo, ou quem sabe, o filósofo estava certo quando disse que viveremos a mesma vida pelo resto da eternidade, sem nenhuma diferença, nascendo e morrendo para todo o sempre, e, no caso dos dois, "sendo felizes e sofrendo", até quando? Para que esperar tanto? Ninguém sabe se o coração esperará até o próximo minuto, ou se acabará com o sofrimento agora mesmo.
Fernando Eing Gonçalves
"AS PESSOAS SÃO O QUE PENSAM. NO FUNDO, SOMOS TODOS BRUXOS. POSITIVOS OU NEGATIVOS"
Fernando Mauro dos Santos
"Atrás das janelas, retomo esse momento de mel e sangue que Deus colocou tão rápido, e com tanta delicadeza, frente aos meus olhos há tanto tempo incapazes de ver: uma possibilidade de amor. Curvo a cabeça, agradecido. E se estendo a mão, no meio da poeira de dentro de mim, posso tocar também em outra coisa. Essa pequena epifania. Com corpo e face. Que reponho devagar, traço a traço, quando estou só e tenho medo. Sorrio, então. E quase paro de sentir fome." -- Caio Fernando Abreu
Cio Fernando Abreu
"Chegue bem perto de mim. Me olhe, me toque, me diga qualquer coisa. Ou não diga nada, mas chegue mais perto. Não seja idiota, não deixe isso se perder, virar poeira, virar nada..."
Caio Fernando Abreu
"Chorar por tudo que se perdeu, por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso.
Caio Fernando Abreu
A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão."
"Com a faca da nostalgia do longe cravada fundo no peito. Às vezes dói, mas logo passa também. "
Caio Fernando Abreu
"E eu me pergunto se viver não será essa espécie de ciranda de sentimentos que se sucedem e se sucedem e deixam sempre sede no fim."
Caio Fernando Abreu
"E hoje não. Que não me doa hoje o existir dos outros, que não me doa hoje pensar nessa coisa puída de todos os dias, que não me comovam os olhos alheios e a infinita pobreza dos gestos com que cada um tenta salvar o outro deste barco furado. Que eu mergulhe no roxo deste vazio de amor de hoje e sempre e suporte o sol das cinco horas posteriores, e posteriores, e posteriores ainda."
Caio Fernando Abreu