Em busca do tempo perdido Marcel Proust

> Em busca do tempo perdido Marcel Proust



Encontrados 2097 pensamentos de em busca do tempo perdido Marcel Proust

A verdadeira beleza é tão particular, tão nova, que não se reconhece como beleza.

Marcel Proust

A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos.

Marcel Proust

Acontece com a velhice o mesmo que com a morte. Alguns enfrentam-nas com indiferença, não porque tenham mais coragem do que os outros, mas porque têm menos imaginação.

Marcel Proust

Acreditar na medicina seria a suprema loucura se não acreditar nela não fosse uma maior ainda, pois desse acumular de erros, com o tempo, resultaram algumas verdades.

Marcel Proust

Apenas amamos aquilo que não possuímos por completo.

Marcel Proust

Aquilo que para nós faz a felicidade ou a infelicidade da nossa vida constitui para qualquer outro um facto quase imperceptível.

Marcel Proust

Aquilo que se aproxima, não é a comunhão das opiniões, mas a consanguinidade dos espíritos.

Marcel Proust

Às vezes, sem o sabermos, o futuro está em nós, e as nossas palavras supostamente mentirosas descrevem uma realidade que está próxima.

Marcel Proust

cada leitor, quando lê, é um leitor de si mesmo.

Marcel Proust

Certas recordações são como os amigos comuns, sabem fazer reconciliações.

Marcel Proust

Como o perigo de desagradar provém principalmente da dificuldade em avaliar quais as coisas que se notam e quais as que não são notadas, pelo menos por prudência nunca deveria a gente falar de si mesmo, pois esse é um tema em que seguramente a nossa visão e a alheia não coincidem nunca.
Ao mau costume de falar de si mesmo e dos próprios defeitos, cumpre acrescentar, como formando bloco com o mesmo, esse outro hábito de denunciar nos carácteres alheios defeitos análogos aos nossos. E constantemente estamos a falar nos referidos defeitos, como se fora uma espécie de rodeio para falar de nós mesmos, em que se juntam o prazer de confessar e o de absolvermo-nos.

Marcel Proust

De todas as criaturas que conhecemos nós possuímos um duplo. Porém, habitualmente situado no horizonte de nossa imaginação, de nossa memória, ele permanece relativamente exterior a nós, e o que fez ou pudera fazer não comporta para nós mais elementos dolorosos do que um objeto colocado a certa distância e que só nos causa as sensações indolores da vista. O que afeta essas criaturas nós o percebemos de modo contemplativo, podemos deplorá-lo em termos apropriados que dão aos outros a idéia do nosso bom coração, mas de fato não o sentimos.(A Prisioneira).

Marcel Proust

Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação.

Marcel Proust

E a doença que era o amor de Swann se havia multiplicado tanto, estava tão estreitamente emaranhada a todos os seus hábitos, a todos os seus atos, a seu pensamento, sua saúde, seu sono, sua vida, até mesmo àquilo que desejava para depois de sua morte, formava com ele tão praticamente um todo, que não se poderia arrancá-la dele sem destruí-lo quase por inteiro: como se diz em cirurgia, seu amor não era mais operável.(Um amor de Swann).

Marcel Proust

Diante dela, senti esse desejo de viver que renasce em nós cada vez que tomamos consciência, de novo, da beleza e da felicidade. Sempre esquecemos que elas são individuais e, substituindo-as em nosso espírito por um tipo convencional formado de uma espécie de média dos diversos rostos que nos agradam, entre os prazeres que conhecemos, temos apenas imagens abstratas, vaporosas e insossas, pois lhes falta precisamente esse caráter de novidade, diverso do que já conhecemos, esse caráter que é próprio da beleza e da felicidade. E lançamos sobre a vida um julgamento pessimista que consideramos justo, pois acreditamos ter levado em conta a beleza e a felicidade, quando as omitimos, substituindo-as por sínteses onde não há sequer um átomo delas.(À Sombra Das Moças Em Flor).

Marcel Proust

É impossível encontrar prazer quando nos contentamos em procurá-lo.

Marcel Proust

Ele é trivial, de êxitos fáceis, e de desaires definitivos.

Marcel Proust

Em amor é um erro falar-se de uma má escolha, uma vez que, havendo escolha, ela tem de ser sempre má.

Marcel Proust

Em certa idade, quer pela astúcia quer por amor próprio, as coisas que mais desejamos são as que fingimos não desejar.

Marcel Proust

Há males de que não se deve buscar a cura, porque só eles nos protegem contra males mais graves.

Marcel Proust

Há uma coisa ainda mais difícil do que seguir um regime; é não o impor aos outros.

Marcel Proust

Mais vale sonharmos a nossa vida do que vivê-la, embora vivê-la seja também sonhar.

Marcel Proust

Menosprezamos facilmente um objectivo que não conseguimos alcançar ou que alcançámos definitivamente.

Marcel Proust

Não chegamos a mudar as coisas conforme nosso desejo,mas aos poucos o nosso desejo muda.

Marcel Proust

Não é apenas a arte que põe encanto e mistério nas coisas mais insignificantes; esse mesmo poder de relacioná-las intimamente connosco é reservado também à dor.

Marcel Proust


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter