Taniguichi Buson, depois denominado Yosa Buson (1716-1783), pintor, calígrafo e poeta, um dos quatro mestres do Haicai japonês, ao lado de Matsuo Bashô, Kobayashi Issa e Masaoka Shiki.
Buson, nasceu no subúrbio de Osaka, no Japão, em 1716, vinte e dois anos depois da morte de Bashô, pouco se sabendo sobre sua origem. Em 1737 mudou-se para Edo (atual Tóquio) para estudar pintura e Haicai, na Shômon, a tradicional escola de Bashô. Ao contrário de Bashô e Issa, não teve uma vida de pobreza, sendo um poeta de aristocrática distinção.
Buson fez escola com sua produção, na qual se percebe a busca pela perfeição no verso, atento à forma e ao ritmo empregados no poema. trazer a sensibilidade que faltou a Bashô, com seu capacidade de concretizar em poucos linhas uma imagem, às vezes considerada um tanto fria mas, sempre brilhante, tornou-se universal e a-temporal, e, por isso mesmo, imortal.
Em 1777, Buson publicou o livro “Nova colheita de flores” (Shin-Hanatsumi), dividido em uma seção de Haicais e outra de estudos sobre o gênero. Escreveu mais de dois mil Haicais até sua morte, ocorrida no final do ano de 1783.
Lista: 26 pensamentos de Buson.
a borboleta
Buson
pousa sobre o sino do templo
adormecido
a noite passou rápida:
Buson
sobre a peluda eruca
contas de orvalho
A sensação de tocar com os dedos
Buson
O que não tem realidade -
Uma pequena borboleta.
Brilho da lua se move para oeste
Buson
a sombra das flores
caminha para leste.
capulhos na pereira
Buson
e uma mulger à luz da luz
lendo uma carta