Frases de William Blake

> Autores > William Blake
William Blake nasceu em Londres, Inglaterra em 1757 e faleceu em 1827. Escreveu poemas românticos.


1 - 25 de 28 pensamentoss de William Blake

Uma verdade de má-fé contada é capaz de derrotar qualquer mentira por ti inventada

William Blake

Mostro a todos vós o mundo pleno de vida, onde toda partícula de Pó exala o alento de sua alegria

William Blake

É mais fácil perdoar nossos inimigos que nossos amigos.

William Blake

Eu, pecador, absoluto em meu pecado, todo poderoso construtor dos meus desvarios, confesso-me a mim. Persigno-me, persigo-me, prossigo nesta impossível impassível jornada, trama indecifrável. Eu, pecador, crivado pelas setas e espinhos da dúvida, indivíduo no mundo, persigo meu sonho. E meu sonho intromete-se em minha vigília, soltando no ar os seres que povoam minha mente.

...Assim estava, assim pensava ele, abandonado ao tépido calor daquele vinho, naquele fim de tarde, jogado sobre a poltrona, quase a dormir, naquele profundo retalhar de coisas antigas, de crenças antigas, naquele ato de dissecar as próprias dúvidas, a própria vida.
De repente, ouve um zumbido e o barulho de vida próximo a ele. É uma mosca, que ronda o ar, ao redor da fruteira. Ali estão as peras, que adormecem e apodrecem seu marasmo , lassidão, solidão e abandono. A menos que uma mão faminta tome-as, levando-as à boca para saciar a fome, elas ali permanecerão, eternamente em seu marasmo, apodrecendo.
Ele observa a mosca, que zumbindo em círculos aproxima-se da fruteira. E se admira ao ver seu vôo bonito, concêntrico, o brilho refletido em suas asas azuis quando o sol rebate nelas diretamente. Acompanhando com o olhar vê quando ela, finalmente, pousa sobre as frutas. Como que magnetizado, sente-se penetrar na realidade daquele inseto, que agora passeia sobre a superfície dourada da pêra; ele agora é a própria mosca e passeia sobre a fruta, sentindo toda a carícia do veludo sob as patas, a tepidez dourada provocando arrepio nos pelos.

Prepara-se para sugar todo o seu sumo, sua seiva. E exatamente quando começa a gozar as delícias de sua empreitada, desvia os olhos para cima, deparando-se com um magnífico azul violáceo , um sol que a convida a viagem rumo a outros ambientes. E ela imagina milhares e milhares de novos frutos, antecipando delícias de paraísos inimagináveis. E se divide: não sabe mais se se entrega ao doce ofício de sugar a seiva da dourada pêra ou se levanta vôo em busca de outras paragens. E se debate entre, e se confunde, não percebendo a pesada m~´ao de alguém que se abate sobre ela, que agora está tombada, inerte sobre a fruta.

... Quando sentiu a tragédia, voltou a ser ele próprio, sentindo as forças esgotarem-se nos estertores da morte. Novamente é ele o observador, e observa a cena: as peras continuam na fruteira, no mesmo lugar a mesa e a toalha, as flores, a sala, ele e seus olhos. Tudo permanece, como sempre, apenas a mosca está morta e já não faz mais parte do ambiente. E no entanto, nada mudou. Todo o conflito que viveu, todo o seu angustiante dividir-se, tudo é acabado. O mundo permanece, indiferente à sua morte, à sua queda. O seu pequeno mundo, feito de uma sala, de uma mesa e de uma fruteira cheia de peras, que continuam adormecidas, apodrecendo sua solidão e seu marasmo nas tardes quentes.

Silenciosamente, pé ante pé, como se cumprisse um ritual, ele se levanta e se aproxima da fruteira. Com a ponta dos dedos retira cuidadosamente o inseto, e sem uma sombra de qualquer sentimento no rosto, atira-o na cesta de lixo, seu último reduto.
Eu, pecador, absoluto em meu pecado, todo poderoso construtor dos meus desvarios, confesso-me a mim. E jogado sobre a poltrona, nestas tardes monótonas e quentes, pressinto e antecipo a queda da próxima mosca, e o ranger de dentes das peras, deixadas solitárias na fruteira.

William Blake

O caminho do desmedido conduz ao palácio da sabedoria.

William Blake

Exuberância é Beleza.

William Blake

Quem nunca altera a sua opinião é como a água parada e começa a criar répteis no espírito.

William Blake

A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade.

William Blake

Antes não se imaginava o que agora é provado.

William Blake

Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar.

William Blake

Oposição é amizade verdadeira.

William Blake

A grande meia verdade: liberdade.

William Blake

Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo pareceria como é, infinito.

William Blake

A Energia é a eterna Alegria.

William Blake

A tua amizade já me fez sofrer muitas vezes, sê meu inimigo em nome da amizade.

William Blake

Aqueles que reprimem o desejo assim o fazem porque o seu desejo é fraco o suficiente para ser reprimido.

William Blake

Aquilo que hoje está provado não foi outrora mais do que imaginado.

William Blake

Se o doido persistisse na sua loucura tornar-se-ia sensato.

William Blake

Nós dois lemos a Bíblia dia e noite, / mas tu lês negro onde eu leio branco.

William Blake

Nunca saberás o que é suficiente enquanto não souberes o que é mais que suficiente.

William Blake

A estrada do excesso conduz ao palácio da sabedoria.

William Blake

A abelha atarefada não tem tempo para a tristeza.

William Blake

A prudência é uma rica rapariga que não casou, a quem a incapacidade faz a corte.

William Blake

O homem não tem um corpo separado da alma. Aquilo que chamamos de corpo é a parte da alma que se distingue pelos seus cinco sentidos.

William Blake

"O amor não busca agradar a si mesmo,
nem destina qualquer cuidado a si próprio,
mas se dá facilmente ao outro e
contrói um Paraíso no desespero do Inferno."

william blake


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter