"O motor principal e fundamental no homem, bem como nos animais, é o egoísmo, ou seja, o impulso à existência e ao bem-estar. [...] Na verdade, tanto nos animais quanto nos seres humanos, o egoísmo chega a ser idêntico, pois em ambos une-se perfeitamente ao seu âmago e à sua essência.
Arthur Schopenhauer in 'A Arte de Insultar'
Desse modo, todas as acções dos homens e dos animais surgem, em regra, do egoísmo, e a ele também se atribui sempre a tentativa de explicar uma determinada acção. Nas suas acções baseia-se também, em geral, o cálculo de todos os meios pelos quais procura-se dirigir os seres humanos a um objectivo. Por natureza, o egoísmo é ilimitado: o homem quer conservar a sua existência utilizando qualquer meio ao seu alcance, quer ficar totalmente livre das dores que também incluem a falta e a privação, quer a maior quantidade possível de bem-estar e todo o prazer de que for capaz, e chega até mesmo a tentar desenvolver em si mesmo, quando possível, novas capacidades de deleite. Tudo o que se opõe ao ímpeto do seu egoísmo provoca o seu mau humor, a sua ira e o seu ódio: ele tentará aniquilá-lo como a um inimigo. Quer possivelmente desfrutar de tudo e possuir tudo; mas, como isso é impossível, quer, pelo menos, dominar tudo: 'Tudo para mim e nada para os outros' é o seu lema. O egoísmo é gigantesco: ele rege o mundo.
Arthur Schopenhauer, in 'A Arte de Insultar'
A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la.
Arthur Schopenhauer
Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida o mais agradável e feliz possível.
Arthur Schopenhauer
O homem mais feliz é aquele que vive a vida sem dores muito grandes quer no físico, quer no moral, e não aquele que desfruta as alegrias mais vivas ou os prazeres mais intensos.
Arthur Schopenhauer
" O tempo é a forma graças à qual a vanidade das coisas aparece como a sua instabilidade, que reduz a nada todas as nossas satisfações e todas as nossas alegrias, enquanto nos perguntamos com surpresa para onde foram. Esse próprio nada é portanto o único elemento objectivo do tempo, ou seja, o que lhe responde na essência íntima das coisas, e assim a substância da qual ele é a expressão."
Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer
" Perdoar e esquecer equivale a jogar pela janela experiências adquiridas com muito custo. Se uma pessoa com quem temos ligação ou convívio nos faz algo de desagradável ou irritante, temos apenas de nos perguntar se ela nos é ou não valiosa o suficiente para aceitarmos que repita segunda vez e com frequência semelhante tratamento, e até de maneira mais grave. Em caso afirmativo, não há muito a dizer, porque falar ajuda pouco. Temos, portanto, de deixar passar essa ofensa, com ou sem reprimenda; todavia, devemos saber que agindo assim estaremos a expor-nos à sua repetição. Em caso negativo, temos de romper de modo imediato e definitivo com o valioso amigo ou, se for um servente, dispensá-lo. Pois, quando a situação se repetir, será inevitável que ele faça exactamente a mesma coisa, ou algo inteiramente análogo, apesar de, nesse momento, nos assegurar o contrário de modo profundo e sincero. Pode-se esquecer tudo, tudo, menos a si mesmo, menos o próprio ser, pois o carácter é absolutamente incorrigível e todas as acções humanas brotam de um princípio íntimo, em virtude do qual, o homem, em circunstâncias iguais, tem sempre de fazer o mesmo, e não o que é diferente. (...) Por conseguinte, reconciliarmo-nos com o amigo com quem rompemos relações é uma fraqueza pela qual se expiará quando, na primeira oportunidade, ele fizer exactamente a mesma coisa que produziu a ruptura, até com mais ousadia, munido da consciência secreta da sua imprescindibilidade."
Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer
A beleza é uma carta aberta de recomendação.
Arthur Schopenhauer
A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.
Arthur Schopenhauer
A fé é como o amor: não há nada que a force.
Arthur Schopenhauer
A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida.
Arthur Schopenhauer
A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente.
Arthur Schopenhauer
A glória rapidamente conquistada, rapidamente também se perde.
Arthur Schopenhauer
A honra cavalheiresca é filha da arrogância e da tolice.
Arthur Schopenhauer
A honra é, objectivamente, a opinião dos outros acerca do nosso valor, e, subjectivamente, o nosso medo dessa opinião.
Arthur Schopenhauer
A ignorância só degrada o homem quando se encontra em companhia da riqueza.
Arthur Schopenhauer
A intuição não é uma opinião, é a própria coisa.
Arthur Schopenhauer
A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.
Arthur Schopenhauer
A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.
Arthur Schopenhauer
A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos.
Arthur Schopenhauer
A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.
Arthur Schopenhauer
A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos..
Arthur Schopenhauer
A serenidade e a vitalidade da nossa juventude baseiam-se em parte no facto de que nós, ao subirmos a montanha, não vermos a morte, pois ela encontra-se do outro lado da encosta.
Arthur Schopenhauer
A solidão é o destino de todos os espíritos eminentes.
Arthur Schopenhauer
A virtude não se ensina, como tão pouco o génio.
Arthur Schopenhauer
Arquitetura é música congelada.
Arthur Schopenhauer